"O texto simplifica meu eu complexo, ora é aliado, ora me faz refém".- Hellen Cortezolli

segunda-feira, abril 4

Relações perecíveis e coleção de pessoas

Os hábitos de um lugar nos levam a crer que se não pertencemos ao ambiente em questão, jamais nos adaptaremos a quaisquer que sejam os costumes.

Ouço muito falar: “Mas, aqui é assim mesmo”. E, para pior... Então, o tempo passa, sempre pontual, leva consigo muita coisa, deixa muita coisa marcada também.
Contudo, as voltas ao redor do nada, rumo a lugar algum, são justamente para falar do quanto são perecíveis as relações. Todas elas.

SONY DSCNuma noite comum, há quatro anos, mais ou menos, um professor de filosofia discorria esse assunto em sala de aula, não sei se por gostar da aula do cara nunca esqueci, ou porque de fato compreendi como são essas coisas...

Ele mencionou que de acordo com o crescimento/envelhecimento, as pessoas deixam de procurar por outras pessoas com as quais costumavam passar bons momentos. O que não significaria deixar de gostar, mas no fundo é porque os assuntos, interesses, visões de mundo, se modificaram e passou a ser desinteressante desfrutar da companhia de certas pessoas, ou pessoas erradas também, porque não?

Quanto ao meu posicionamento frente a isso é tentar encarar como algo natural, tenho isso consciente, todavia, me pego numa crise de rejeição... Eis, que cobro o porquê das pessoas não falarem a verdade?

Ninguém é obrigado a fazer nada que não queira. É chato sentar ao lado de alguém muito feliz porque acredite, felicidade incomoda, mesmo sendo das pessoas que amamos, quando algo não vai bem conosco. Algumas frases piegas como “Não é você, sou eu”, são perfeitamente adequadas às circunstâncias.

Quando mencionei acima os costumes e a velha justificativa de dizer que é assim mesmo, não cheguei a amarrar meu raciocínio. Mas, não sou daqui, nem de lugar nenhum, sou do mundo, faço meu mundo onde quer que eu vá. Levo comigo minhas escolhas, prefiro que alguém de quem gosto muito me diga: “Não quero ir, não estou para festa.” “Não me sinto bem”. “Não dá mesmo valeu” ou o bom e velho “Não” é suficiente... Isso jamais me deixará magoada, o que não aceito é ouvir: “Daqui à uma hora chego aí”. “Nem que eu chegue ao final... mas vou”.

Nããããããooooooooooo, se alguém se presta a mentir tão descaradamente por tão pouco, quer dizer que é capaz das maiores barbaridades do mundo. E fazer com que as esperem, por favor!

Quem não respeita os outros não pode esperar ser respeitado, não sei de onde as pessoas que fazem esse tipo de coisa, imaginam que todos estarão sempre à disposição.

Todas as relações são perecíveis, o problema é que algumas pessoas são covardes demais e usam de subterfúgios como a decepção, para não ter de dizer não, que não quer mais.

Essas mesmas pessoas costumam não ter sentimentos por ninguém. Suas relações são de interesse apenas. Tudo que fazem é milimetricamente calculado, frio, desejam somente autopromoção. Tem necessidade de saber o que o mundo pensa sobre elas. Para quê?

  Fim
Tudo finda, como essas relações  que nada tem a acrescentar, e se um dia fizeram a diferença não fazem mais, o que não justifica esperar condescendência por cada ato babaca que façam a seguir.

Particularmente não preciso de ninguém assim perto de mim, não coleciono pessoas, nem sentimentos. 

Sabe aquelas pessoas que se relacionam muito bem obrigado com o ser mais inescrupuloso do planeta, e ainda o chama de amigo, aliás amigo é qualquer um, conheceu há dois segundos já são íntimos. Gente assim quer alguma coisa… Nada é gratuito.

Acredito que amor e ódio são intensos demais, e até para odiar os seus inimigos é preciso respeitá-los. Não dá para desperdiçar energias com ninguém indigno de respeito. Também me acovardei durante muito tempo, três anos talvez. Porque não consegui encarar o fato de valorizar demais quem não me valoriza. 

Me disseram uma das vezes em que fui muito decepcionada, algo muito parecido com “não faço só isso da vida”…

Sei que essas pessoas um dia sofrerão muito, como já vi acontecer, e naquele momento de ver o poço debaixo, vão pedir clemência e se perguntar o por quê? Posso adiantar que fazer o mal para os outros é assinar a própria sentença, porque sempre haverá alguém no mundo muito pior que você. Que vai fazer testes, com os “ratinhos de laboratório” e quem sabe dominar o mundo.

8 comentários:

  1. Querida nerdzinha, sei que estás magoada, mas isso passará. Basta que o sentimento não seja potencializado, não fique remoendo. Neste caso, lhe disse que não iria, mas ninguém sabe os motivos dos outros. Acredito que tem gente que não prestigiou a ilustre comemoração, mas estava presente no momento mais importante, lá no Bacabeiras. Vai com calma lindinha, vc é querida por muitos e muito querida. Te amo, bjo do gordo!

    ResponderExcluir
  2. " Relações perecíveis e Coleção de pessoas"... Magnífico!!! Mesmo que não houvesse o desenvolvimento do seu brilhante raciocínio, ainda assim o título do texto (uma porrada na cara) proporciona uma profunda reflexão sobre pessoas e relacionamentos e principalmente... comportamentos.

    ResponderExcluir
  3. Realmente...
    As pessoas q amamos tem esse poder d nos magoar... Só elas!!!

    Me entristeço ao pensar q suas palavras são a realidade em q as pessoas se dispõem... Deixando com q passemos tão só e simplesmente um pela vida do outro e achando q mentir seja um conforto...
    A mentira seria a reticência do espaço q se encontra entre um e outro, ou um muro...

    Mentir realmente eh mais fácil, a princípio um paliativo q se percebe ser um placebo com o tempo...

    Algumas pessoas, não sei pq, insistem em ter medo da verdade, achando q vai machucar, sendo q o q machuca eh o contrário... Será difícil dizer NÃO?? Será difícil dizer a verdade??
    Para algumas pessoas realment me parece ser...

    As relações hj nos parecem tão perecíveis diante de nossa vida corrida, d novos interesses, de mágoas construídas sem necessidade, e parecemos tão pequenos, ínfimos em relações aparentemente dissolúveis e efêmeras...
    Assim, percebe que colecionar pessoas é cruel, é como destruir sentimentos e q estes tnham se concretizado com o tempo, não em 2 min., é como quebrar as pernas e braços d uma pessoa e deixá-la definhar...

    E qndo lembramos d uma pessoa e nos parece q jah passamos por sua vida, isso nos dói, então achamos q valorizamos d+, mas neste caso minha querida, não é como a felicidade q incomoda, o problema não está em valorizar o outro, ou na falta d malícia ou falsidade, está na idéia supervalorizada do outro sobre si, ou sobre o q faz ou deixa d fazer...

    O mundo está aih para nos ensinar msmo, "vivendo e aprendendo"... Clichê, mas é regra...

    Bju linda!!!
    Cuide-se!!!

    ResponderExcluir
  4. Seja lá quem for que tenha te magoado tanto assim, titia, merece umas boas porradas! RUM.
    A senhora não merece isso :)

    ResponderExcluir
  5. Ei!!!! Gosto muito de vc viu "Menina Mulher" e nem EU, nem todas as outras pessoas que te amam de verdade querem te ver remoendo mágoas por quem não merece, embora isso seja impossível de se evitar, já que vc é ser humano. Mas se me permite, vou te dar um conselho de quem já passou por muita coisa ruim na vida e superou transformando as decepções em armaduras.
    Vc jah chorou a morte, jah participou do cortejo, disse as últimas palavras... agora enterre de uma vez esse corpo, jogue a rosa em cima da sepultura,vire as costas e siga a sua vida. Esse é o bem que vc fará a quem te ama de verdade.
    Ahhhh, e naum esqueça... não é o quanto vc odeia que determina o tanto de veneno que vc tem, e sim o seu "nível de falsidade" para com quem acha que vc é otária.

    ResponderExcluir
  6. Relações são perecíveis mesmo. São vontades, objetivos, pensamentos diferentes que muitas vezes nos levam à isso. Algo sempre termina para outra coisa começar; tudo na base do ciclo.

    Belas palavras, boas para refletir...

    Vou lhe seguir...

    xD

    ResponderExcluir
  7. As verdadeiras relações entre as pessoas, sejam elas quais forem, devem basear-se em interesses de caráter universal. Não são os propósitos particulares dos indivíduos, mas os objetivos gerais da humanidade que criam uma relação duradoura entre as pessoas.

    O grande problema das pessoas é o seu egoismo. Só pessoas livres de todo e qualquer interesse pessoal e que seja firme e verdadeiro em suas atitudes, será capaz de dissolver a rigidez do egoísmo.

    Em meu blog, eu também já escrevi diversas vezes sobre esse tema aqui. A seguir, enumero algumas coisas, só para concordar com seu raciocínio:

    - "Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final…
    Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
    Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram..." (citando Fernando Pessoa em http://avidefoda.wordpress.com/2010/03/08/encerrando-ciclos/).

    - "É preciso, sim, nos atentarmos ao presente momento de nossas vidas. Viver plenamente cada minuto. É preciso desfrutarmos da companhia daqueles a quem amamos e daqueles que nos amam. É imprescindível se despedir com um abraço ou um beijo (ou os dois) e, de preferência, com palavras de carinho com todos aqueles que nos são caros, pois aquele instante, por inúmeros motivos nunca mais vai se repetir." (http://avidefoda.wordpress.com/2010/05/02/a-arte-de-viver-o-agora/).

    ResponderExcluir
  8. ai amada não sei o que esta acontecendo... escrevi um troço enorme mais nao consegui postar... :(

    Como esqueci a metade do que escrevi anteriormente, vou encurtar o que disse aqui...

    Eu sei o quanto é chato essa mania ridicula que as pessoas tem de ficarem inventando historinhas mentirosas só pra nao ficar mal na fita com o próximo... boba de quem acredita não é mesmo? Além do mais, de alguma forma sempre sabemos quando alguem esta ou nao falando a verdade pra gente... eu por exemplo, sei que é verdade quando a pessoa fala olhando nos meus olhos... não sei se ccom vc é assim mais enfim, eu já terminei muita relação por culpa da maldita mentira e estou por um fio de terminar mais uma por ela... rs Mais sabe amiga as vezes prefiro ficar na minha, pois como vc disse: "... Fazer o mal para os outros é assinar a sua própria sentença, Pois sempre haverá alguém no mundo muito pior que vc..." Sendo assim minha cara amiga, deixa a boba da mentira se acabar sozinha...rs

    Beijos amo tú

    ResponderExcluir

Sua vez!