"O texto simplifica meu eu complexo, ora é aliado, ora me faz refém".- Hellen Cortezolli

sábado, fevereiro 19

Black Swan

Até onde você seria capaz de ir para ser perfeita?

Background Black Swan

  A história de uma bailarina com a ideia fixa de ser a melhor de sua companhia, extremamente dedicada e com uma técnica invejável, com toda a sua atenção voltada a sua arte, a princípio pode soar como mais um clichê de filmes que já existem por aí. Contudo, Black Swan é um convite a viajar pelo universo psicológico de Nina Sayers (Natalie Portman), a bailarina em questão, cercada por excessos, ultrapassa o limite da consciência saudável e incorpora o personagem.

Dor e traição  O Lago dos Cisnes, a peça que Nina tanto almeja interpretar, trata do conto sobre a princesa Odette transformada em cisne branco que almejava liberdade, delicada, ingênua, de alma pura, cujo encanto só pode ser quebrado pelo amor verdadeiro, de um príncipe o que vem a acontecer.

  No entanto e não poderia ser diferente o cisne branco/ princesa, tem uma irmã gêmea, Odile, o cisne negro, mal caráter, maliciosa, sensual e fascinante, seduz o príncipe. Então o cisne branco é tomado pela dor da traição e se joga de um penhasco…  para finalmente encontrar a liberdade. 

  Enfim, qualquer semelhança com histórias melosas que envolvem o amor verdadeiro, não é mera coincidência, porém o que faz o filme fugir a regra é o mergulho com sutileza nas aflições da personagem, que sugere questionamentos por parte do espectador como até onde alguém seria capaz de ir para atingir a perfeição?

  Nina  conduz o público a uma atraente viagem, pela rotina de uma bailarina cleptomaníaca, bulímica, esquizofrênica e sexualmente retraída e seus esforços além do que é considerável ideal a saúde tanto física, quanto emocional para qualquer atleta...

  Faz isso por meio da incorporação de ambas personalidades a do cisne branco e do cisne negro, até atingir o que entende como a interpretação perfeita e única.

  Passa a vivenciar cada fase de sua performance, enxerga no dono da companhia e diretor artístico Thomaz Leroy, um homem ambicioso e egoísta, o seu príncipe (Vicent Cassel) que exige de Nina o desempenho suficiente para vivenciar os dois papéis, e na colega e a amante dele Lily (Mila Kunis) uma rival perigosa.

  O gênero é drama, mas com doses generosas de suspense.

Um filme lindo!

Ficha Técnica:

Diretor: Darren Aronofsky Duração 108 min
Escritores: Mark Heyman (roteiro), Heinz Andres (roteiro);
Estrelas: Natalie Portman , Winona Rider, Mila Kunis e Vincent Cassel

Indicado a 5 Oscars.

2 comentários:

  1. realmente é um grande filme, e com uma análise dessas, da vontade de assistir de novo mais uma vez repetidamente :p

    ResponderExcluir
  2. eu ouvi a trilha desse filme!
    é mt bom, fandárdiga (como diria Tiririca)!!!! to ansioso pra ver.

    ResponderExcluir

Sua vez!