"O texto simplifica meu eu complexo, ora é aliado, ora me faz refém".- Hellen Cortezolli

sábado, agosto 27

Não sou obrigado a gostar de ninguém


Achei esse texto não lembro bem como e obviamente que quando li me identifiquei bastante, então solicitei ao autor autorização para dividir com meus leitores. E, fiquei feliz com o retorno positivo, então eis o texto:




"A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades." (Millôr Fernandes).

Todos os dias convivemos com pessoas de gostos e personalidades parecidos ou não com os nossos. Existem aquelas pessoas que para evitarem um confronto de ideias ficam "em cima do muro" sempre concordando com o que cada lado diz, fingindo que gostam de todos para não perderem nenhum amigo, e nós sabemos que não é bem por aí.

Não somos obrigados a gostar de ninguém e ninguém é obrigado a gostar de nós. Temos que aprender a conviver com a diversidade de opiniões ao nosso redor, respeitá-las, e darmos a nossa sem ter medo de ficar mal com os outros (Nunca iremos ser amigos de todo mundo). É claro que antes de tudo isso deve haver o respeito. Podemos não gostar de uma pessoa, como ela é, como ela pensa, mas temos que respeitar a sua forma de viver. Não podemos sair por aí falando mal, julgando, como se estivesse tudo bem. O respeito deve existir sempre, você gostando ou não dela.

Fingir gostar de alguém é ser falso. Cada pessoa tem seus defeitos e qualidades. Ninguém é 100% bom ou ruim e um dia, um desses lados é mostrado. Se não soubermos conviver com as pessoas sem respeitar o jeito que elas são, o mundo acaba. É muito egoísmo querer que as coisas sejam somente como nós pensamos. O que pode ser bom para mim, pode não ser para você (e nem por isso você tem que fingir aceitar o que eu falo para não ficar mal comigo).

Não se torne prisioneiro de suas próprias verdades. Seja humilde e tente enxergar o ponto de vista daqueles que estão junto com você. Por mais que você não concorde com o modo de agir de alguém, tente entender o pensamento dele e respeitá-lo. Não precisamos fingir. Respeitar basta. Se existem pessoas falsas com a gente, a unica coisa que podemos fazer é sermos inteligentes para saber qual a sua intenção para estar agindo dessa forma conosco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua vez!