"O texto simplifica meu eu complexo, ora é aliado, ora me faz refém".- Hellen Cortezolli

sexta-feira, abril 30

O segredo do meu silêncio

Eu olho, observo, absorvo, descarto.
Enfatizo o “olhar observador” em virtude do hábito de “olhar sem ver”, que confesso ser uma defesa altamente eficaz. Não vejo nada logo, o nada não me atinge, nem me incomoda. Mas, estou ali, se for preciso, sentindo...
Retorno a premissa do olhar observador... E dentro desse contexto assimilo o quanto posso. Anteontem, por exemplo, durante uma palestra sobre comunicação, um renomado pós-doutor exemplificou sobre o silêncio que também comunica. Citou o comportamento de alguém que não fala muito em uma mesa de bar(me identifiquei na hora), segundo ele há apenas quatro possíveis motivos de seu silêncio:
· Está zangado com alguém da mesa;
· Insegurança;
· Tristeza;
· Ou não gostou do assunto...
Naquele momento em diante me ausentei... Divaguei, mal sabe ele que sou do tipo, que fala pouco, porque me contenho bastante, acredito que o falar muito nem sempre é bem-vindo, ouço muito e sei o quanto cansa.
Obviamente, que o pós-doutor está certo, porém, isso não pode ser encarado como uma regra. Ele se esqueceu de dizer que algumas pessoas não falam porque são mais lentas, como é o meu caso (rsrs). Então, penso, assimilo, absorvo ou descarto, compreendo e quem sabe, aceito e guardo.
Me penitencio, registro em algum lugar da minha mente, para mais tarde acessar os dados mais importantes e possivelmente me divertir...
Olho sem ver, me defendo, vejo, julgo, condeno, absolvo. Deixo passar... Esqueço. Entendo, nem sempre aceito. Deito e penso no que vi, como vi e o que me fez sentir. Respiro, lamento, agradeço, durmo.
Eis os motivos do meu silêncio. Depois de tudo isso, escrevo aqui, rsrs.

5 comentários:

  1. Há pessoas silenciosas que são muito mais interessantes que os melhores oradores.
    Poucas pessoas sabem o momento psicologicamente exato de ficarem caladas.

    ResponderExcluir
  2. É estranho ficar calado em uma mesa de bar (principalmente se vc esta bebendo, rs). Um dia ainda aprenderei a falar menos e escutar mais. Gostei do texto.

    ResponderExcluir
  3. "No maravilhoso território do silêncio nós tocamos o mistério. Ele é o lugar da reflexão e contemplação, e é o lugar onde nós podemos nos conectar com o conhecimento profundo, para o caminho da sabedoria profunda."
    (Angeles Arrien)

    ResponderExcluir
  4. Desconfio que não tenha sido isso que o tal pós-doutor disse.

    ResponderExcluir
  5. Seja bem vindo, Anônimo!
    Verdades são realidades pertencentes apenas ao universo de cada um. De fato a ênfase do pós-doutor não se deu sobre pessoas que conversam em um bar, mas sim ele citou esse exemplo. Quanto ao post, é resultado de algumas experiências minhas, só assim consigo escrever algo, a referência sobre a palestra foi em parte, só uma lembrança fragmentada, da qual fugi mentalmente para divagar apenas sobre o trecho citado.
    O que o pós-doutor falou foi sobre o silêncio que comunica e...Bem, não prestei mais atenção depois disso, (rsrs) Por essa razão é bem possível que você não tenha entendido da mesma forma que eu. Obrigado pelo cometário, :)
    Volte sempre!

    ResponderExcluir

Sua vez!