"O texto simplifica meu eu complexo, ora é aliado, ora me faz refém".- Hellen Cortezolli

domingo, maio 16

E se fosse possível congelar a alma?

O título se refere a uma possibilidade remota no campo do real, entretanto, e se essa possibilidade abordada no filme Cold Souls, cuja tradução é “Almas Congeladas”, escrito e dirigido por Sophie Barthes, onde Paul Giamatti interpreta ele mesmo, agonizando sobre a sua atuação na peça teatral "Tio Vanya" que estrearia na Broadway. Papel de um ator perturbado com sua dificuldade em separar sua vida real, da vida de seus personagens, pudesse acontecer?
máquina de extração de almas O filme é uma comédia dramática, com cápsulas de extração da alma que parecem rolos de papel higiênico gigantes, para contrabando e venda no mercado negro. Sobretudo se as pessoas desejarem almas de pessoas talentosas… Já pensou?
A fotografia não deixa a desejar, se o expectador tiver a capacidade de submergir a contextualização sugerida pelo autor, de infinitas possibilidades sem conceitos predefinidos de realidades e tormentos existenciais. Particularmente acho que as distorções das imagens que remetem às lembranças pertencentes aos donos das almas experimentadas, permanecessem nas imagens vistas pelos personagens e não nas cenas em que eles aparecem. Acredito que ficaria menos confuso. Obviamente que esclarecer não foi a intenção do autor.
O engraçado na trama é a empatia quanto a  angústia que o ser humano traz em sua alma, que às vezes o faz querer se livrar dela, contudo, se essa hipótese fosse possível, sem alma, sem o peso dos sentimentos e totalmente vazios, sentiríamos falta do que tínhamos, da tão amaldiçoada alma. O que essa fantasia toda quer nos dizer?
Numa análise  bem superficial pode-se afirmar que somos o que nossa alma é, sentimos e percebemos o que os significados significam (*o trocadilho foi proposital, não ausência de vocabulário, ok?!) por causa das experiências e conceitos de mundo, realidade, crenças etc.
A alma não é só uma força que nos mantém vivos, mas a reunião de tudo que foi possível ser percebido durante nossa existência e muito mais. Congelá-la, faria com que de certa forma parássemos de evoluir, de perceber… assimilar, sentir, ser.
Por isso que depressão é tido como consequências dos males da alma, não há motivos para que tristeza desmedida aprisione a alma e se instale no corpo fazendo doer até os ossos.
Fica a observação de que por pior que sejamos, a única saída é nos enfrentarmos. Assim como não gostar de alguém, quer dizer que não aprovamos algo que existe em nós refletido no outro. É inversamente proporcional ao amor que ofertamos a alguém, nos amamos nessa outra pessoa também.
P1090706 *É um filme para o fim de semana, tá? Contra-indicado para a rotina de trabalho, estudo e família. Isso pode fazer com que você se ausente muitas vezes, pensando onde andará sua alma perdida. Rsrsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua vez!