Em fóruns sobre novas mídias é possível encontrar de tudo, principalmente especialistas na área, discorrendo sobre diversos aspectos, o comportamento dos usuários das novas mídias no que é considerado atualmente, febre do momento.
São questionadas de forma comparativa, as funcionalidades do Orkut e Facebook. Os conceitos variam em conformidade com o público alvo, e isso deve ser sempre o critério preponderante para qualquer consideração do gênero.
Engana-se quem defende a ideia, sem titubear de que o Orkut tenha morrido. O público que ainda o mantém “respirando” almeja por privacidade, coisa que o Facebook não oferece quanto aos recursos de exposição dos álbuns fotográficos. Dentro desse contexto, depois de aceitar um amigo, ele passa a ter acesso a todas as informações disponíveis no perfil do Facebook.
Na contramão dessa opinião, o Facebook disponibiliza interatividade entre as comunidades, coisa que o Orkut não oferece. Mas, até afirmar que o Orkut morreu é um exagero descabido.
Tem profissionais atentos para esse tipo de discussão e um gráfico sobre a extinção ou ascensão silenciosa (isso me lembra alguém) do Orkut, pode sinalizar que nem tudo é o que parece, vamos aos números:
- O índice de usuários/mês do Orkut, chega a 8 milhões, com cobertura de 70% dos internautas brasileiros;
- O perfil de usuários apresenta faixa etária de 18 a 24 anos;
A descrença de alguns usuários se baseia não só a partir das ferramentas atraentes ofertadas pelo Facebook, mas principalmente o abandono das comunidades do Orkut. (Fontes: www.missmoura.com @ MissMoura).
Em pesquisa realizada pelo Pew Internet and American Life Project, intitulado "Isolamento Social e a Nova Tecnologia", a faixa etária do público alvo que utiliza as redes sociais como:
- Twitter – microblog: Em torno de 31 anos;
- MySpace: 26 anos (há um ano, era 27 anos);
- LinkedIn – rede de relacionamento com perfis profissionais: 39 anos (a faixa etária registrada um ano antes era 40).
- Finalmente o Facebook: "envelheceu" a idade média saltou de 26 para 33 anos. (Fonte: http://www1.folha.uol.com.br), apesar desse parecer o Facebook possui cerca de 7,5 milhões de usuários com idade inferior a 13 anos, idáde mínima para criar uma conta na rede, esses números são de um relatório divulgado hoje pela Consumer Reports.
Os dados indicam que varia de acordo com o público alvo e o poder de compra de cada classe, logo é insustentável afirmar que o Orkut morreu ou o Facebook chegou para brilhar. Cada mídia tem sua importância dentro de uma realidade para qual se predispõe a atender, o compartilhamento de informações dentro dessas redes é ainda a melhor forma de atingir o maior número de pessoas. Mas, para isso é de suma relevância estudo do público alvo e atenção a tudo que acontece no mundo real/virtual. Fique ligad@!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua vez!