"O texto simplifica meu eu complexo, ora é aliado, ora me faz refém".- Hellen Cortezolli

sexta-feira, agosto 28

E contorno...só no contra luz


Aula na sexta-feira, tem gosto estranho,
Nem doce, nem ácido, tão pouco salgado.
Não satisfaz, nem enjoa...

Tem gosto de até breve, ou quem sabe de talvez...
Vez...que desfez o inalterável, humores, rubores, desamores
Tudo, todos, hoje;

Lá vem ele querer mais, sempre mais de todos nós,
O insaciável!


Olhares perdidos, sem brilho, sem dizeres sublimes,
Sem cores fortes, sem nortes, soluços contidos,

É sentir ventos fortes, e um vazio que desmancha,
Ora sala escura, infinitamente branca...
E, contorno...só no contra luz!

"Por fora uma cidade ausente, por dentro um medo somente"...


O título dessa postagem corresponde à um vídeo narrado por Matheus Nachtergaele (MD-2007), divulgado na palestra de quinta-feira no Plenário Luiz Calandrini do TRE-AP. Essa palestra fez parte da III Semana de Saúde, voltada para o público interno do Tribunal.

Particularmente a que mais me chamou a atenção, ministrada pelo mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE, Analista Judiciário do TRE-AP (Especialidade: Psicologia) Marcílio Lira, tratou da Síndrome do Pânico,doença psicossomática oriunda de transtornos de ansiedade.

Difere-se do Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC, mesmo ambos estando num nível da ansiedade acima do considerado comum.

Como não sou especialista na área não irei aprofundar o assunto. Só quis mesmo dividir com você.

Blackout

Foi por volta da meia noite que a energia se foi...
Calma! Isso não é o início de uma história de terror daquelas fraquinhas contadas à luz de velas...

É Macapá mesmo, que está às escuras. Da janela do meu quarto dava pra ouvir o pessoal que ainda jantava na pizzaria, no meio da quadra. Todos gritaram, e comunicaram ao pizzaiolo que não teriam como passar o cartão, é mole?

O jeito é esperar, mas já é possível prever que pela manhã muita notícia ruim vai abarrotar os noticiários locais, se com luz já é ruim, imagine assim.

quinta-feira, agosto 27

Promessa é dívida, e dívida tira o sono!

Como havia prometido, disponibilizei os links para download de quase todo o conteúdo das aulas para a turma do 6º Semestre, para não haja a desculpa de se dar mal nas provas, porque perdeu as duas primeiras semanas de aulas.

Àquela história...muita gente achou que ia rolar apresentação, o "embromation" de costume, mas os "CDF's" de plantão não permitiram que as aulas ficassem mais chatas do que já são. Blá, blá, blá, blá!!

Assim, o material está no canto inferior direito do blog, propositalmente deixado em cima do livro de visitas, para que você assine meu livro depois de pegar o material que desejar...estamos combinados?

Está faltando ainda, todo o conteúdo das aulas de Telejornalismo e Jornalismo Ambiental, estou me organizando e assim que for possível, também terão os links para você pegar o que precisar.

Era isso!! Promessa cumprida e comprida!

quarta-feira, agosto 26

Caros colegas quase jornalistas

Irei disponibilizar o conteúdo das aulas ainda nesta semana, principalmente minhas anotações, para fazerem download, ok?
Vou agilizar, prometo!

Essa é para você...

Pra você que dedica seus preciosos minutos pra me ver, ler e saber se postei algo interessante...essa é para você!

Essa semana começou um tantinho complicada, quando dei por mim era terça-feira e mil coisas acontecendo ao mesmo tempo, mais outras mil para serem feitas, e lá vai meu fôlego no quinto lance de escada...

Sinto decepcioná-lo, mas o resumo da ópera, é que até sexta-feira os escândalos no senado continuavam, e o Jornal do Brasil, publicou uma matéria sobre pipoca...
Sério! Não estou inventando, falava-se sobre o quanto a pipoca, aquela do cinema mesmo, pode fazer bem na prevenção do câncer e tals...
Também, com tanta história "cabulosa", parecendo ter saído do filme do Wood Allen, só podemos saboreá-las, sentados de camarote, porque em pé...cansa.
Uns se despedem, dizem que vão e ficam, outros deveriam sair e permanecem intactos.
E, nós ali, só observando..."Quem seremos os bobos?"

terça-feira, agosto 25

Madrugada Voraz

Perder o sono é algo...

Que te obriga a alimentar a noite;

É quando ela tem engole sem piedade,

Faminta não deixa restos, rastro, pó...

 

Sem pílulas para dormir, sem anestesia;

Insônia, ou seja lá o que for.

Deixe vir a resistência, se entregue se for preciso, e logo tudo será só um segundo do que já passou!

 

Cala-te, ou fale sozinho...

 

O que desejar, só não esqueça que esta noite, não repousarás.

Amanhã cansaço...

Pesado, teu corpo se ergue e começa tudo outra vez...ela  de novo, a insônia!

sábado, agosto 22

Veronika Decides to Die

O que você faria se só lhe restasse uma semana de vida?

Bom, o importante é que essa obra do escritor e mago, Paulo Coelho, lançada em 1988, foi adaptada para o cinema, já foi filmado e agora aguarda a estréia.

Terá a atriz Sarah Michelle (como Verônica); Que estava um pouco sumida das telonas desde "O Grito". Sarah é mais conhecida por protagonizar a séria americada "Buffy - A Caça Vampiros".
Com direção da novata Emily Young, que conquistou Cannes com seu primeiro longa, "Kiss of live"; O filme conta a história de uma jovem que é mal sucedida...e aguarda a hora de morrer...

Quero muito ver esse filme!

sexta-feira, agosto 21

Informativo

O Estado do Amapá pode aderir a lei anti-fumo. Tramita na Assembléia Legislativa o projeto de lei de autoria do deputado Moisés Souza, que inclui multa para responsáveis e proprietários de estabelecimentos comerciais ou públicos, onde houver consumo após a lei entrar em vigor. A discussão já causa alvoroço, principalmente entre os jornalistas e promete não parar por aí.

Quando as lentes do olhar renovam os horizontes...

camera1Desse jeito que meu amigo Aog Rocha voltou das férias, renovado, de visual novo, cabelinho cortado, todo style...
E, me concedeu a honra de publicar aqui nesse espaço que é nosso, alguns de seus registros.
Da Amazônia à Selva de Pedra!
Transito I - Rio Amazonas -estreito de Breves-PaRio Amazonas
Estreito de Breves - Pará
Transito II - BR 316(Belém-Pa) Belém -Pará
BR 316
Tranasito III -BR 010 -TocantinsTocantins - BR 010
Transito IV -São PauloSão Paulo - SP
As outras fotos, mais marcantes ele vai guardar para divulgar somente depois dos prêmios que já dá como certo!
Mas, permitiu que eu espiasse, se fosse possível classificá-las, diria que são impactantes.
Sucesso e realização!!

quinta-feira, agosto 20

Errata

Imperdoável... foi meu erro ao publicar que o curso de curta metragem havia sido ministrado por Bianca Callegari, agradeço ao meu leitor assíduo professor Alexandre Brito (BOPE) que me clareou as idéias, na verdade foi Bruna Callegari.

Obrigada prof.

Backup na internet

Backup - Uma palavrinha que dói no ouvido, quando pronunciada depois que perdemos tudo. Foi assim que me senti, por não fazer o tão famoso "backup", perdi meus vídeos e tudo mais que eu pudesse levar no noteboock. Enfim, mas encontrei uma vídeo experimental, feito em ofícina de vídeo ministrada por Bianca Callegari e Rafael Buosi, da qual participei antes das férias de julho, encontrei no Youtube...

Olha aí, depois me fala o que achou!



Agradecimentos ao meu colega Leandro Cavalcante, que me ensinou como postar vídeos dessa forma. Tank's

quarta-feira, agosto 19

Além dos olhos

A "arte de fixar a imagem de qualquer objeto numa chapa ou película com o auxílio da luz", esse é o significado limitado da fotografia, desse substantivo feminino. Mais que isso ela rouba almas, engana os olhos e ilude a mente humana, que crê ser capaz de resumí-la.

E no dia instituído à ela, penso que é mais que isso ainda...Lembro da aula ministrada pelo "BOPE", que nos remetia à origem e descobertas históricas, que tornaram capazes a compreensão, mesmo que superficial, dessa imagem congelada, da qual nos tornamos escravos...

Eis aqui, o meu registro, para que esse dia não passe em branco.

Feliz dia da fotografia para você também!

"A Onda" agora será filme

Durante meu trabalho (o do período da tarde no TRE-AP), li no Jornal Folha de São Paulo, no caderno Ilustrada a notícia de que o filme "A Onda" que estréia na sexta-feira no Brasil, retrata a história verídica de um professor americano, que simulou um regime nazista (pelo menos para justificar como a coisa toda acontece junto à sociedade) em sala de aula em 1967, em Palo Alto, Califórnia.

Li sobre isso no segundo semestre de jornalismo, quando o saudoso e insubstituível professor Carlos Magno, ministrou aulas sobre pós-modernismo e as ondas (nesse caso a terceira), das quais se cogita a possibilidade de haver uma quarta...

Em resumo, em pesquisas que fiz para ter o que discutir em sala de aula na época, encontrei a história desse professor Ron Jones, do qual me referi nas linhas já citadas acima, e hoje juro que fiquei arrepiada, quando li a matéria.

Durante minhas leituras, esse episódio foi um dos muitos que me marcaram, e espero poder assistí-l0. 

tv02

segunda-feira, agosto 17

Socorro, morri de vergonha!

Hoje quando folheava um jornal local, observei que uma matéria havia de fato sido muito trabalhosa de executar, a ação de digitar o (control + c) e (control + v) deve ter esgotado o os neurônios.

Eu explico:

“Especulações à parte, e usufruindo da acidez que me é peculiar,  quando uma foto é criativa é certo que não foi ninguém conhecido (de um dos jornais locais) quem executou, não que não tenham capacidade, é justamente por isso que critico, a preguiça os impede…Mais isso são outros quinhentos.

O barato do comentário, é que uma matéria de cunho nacional, cujo rodapé continha o texto: Para ler mais clique aqui”. Morri de vergonha.

kaos174

Céu riscado...

Tarde quente, céu limpo e um sábado que prometia...muita fumaça

Quatro horas da tarde foi quando tudo começou, para quebrar a rotina dos amapaense que desconhecem quase que por completo, o sentido de se ter relógios...mesmo assim, havia muita gente...de todas as idades. De longe parecia um formigueiro.


Qual será o poder de brincar com a vida?

E lá estão eles riscando o céu de Macapá, por sobre o Rio Amazônas...
Todos os olhares os perseguem, gritos, ou vozes que não ecoam, tanto faz,
Pareciam de papel...

E para que não esqueçam, 14 de agosto de 2009, a Esquadrilha da Fumaça, riscou o céu de Macapá. O Meio do Mundo parou e contemplou por 40 minutos um show de acrobacias aéreas de quem sabe brincar com a vida, desligar motores e ter alguém esperando em casa.

sábado, agosto 15

Dicas de Filmes


Com direção de Cláudio Torres, o filme Mulher Invisível conta a história de um romântico inveterado, cuja desilusão amorosa o remete às mais engraçadas e embaraçosas situações, produzidas pelos seu desejo subconsciente, bom se eu comentar mais perde a graça e você poderá ser influenciado por minhas impressões.

Mas, o bacana é que o filme tem Seltom Melo como (Pedro Albuquerque), Luana Piovani (como Amanda, a mulher invisível) e outros pesonagens interessantes. O áudio não tá dos melhores, mais isso já é coisa de filme nacional, mudou muito a qualidade desde as pornochanchadas, concordo, se tornou referência em muitos aspectos, mas o áudio peca, aconteceu o mesmo com "Meu nome não é Jony" que coincidentemente também tem como protagonista o ator Seltom Melo...

Enfim, quase chorei com a trama, que no meio dá indícios de ter ser perdido um pouco, mas retoma o foco e o final é legal.
Valeu o dia. Ah! E onde eu queria chegar, a poltrona namoradeira no Cine Imperator, mandou bem, apesar de não ter cadeiras no centro da sala, como eu gostaria, mas adorei, aprovadíssimo, e toda as sextas-feiras haverá lançamentos.
Legal né? Só conferir.

Homenagem aos solteiros


Solteiro não é só aquele que se sente só, solteiro tem seu espaço, seu nome próprio, é gostoso ser solteiro (as solteiras agradecem), eu me lembro. Daí procurei uma frase legal para homenageá-los, também já me senti sozinha, mas também já estive em más companhias...
Mesmo assim, ser solteiro é legal, pode-se se não tudo, o quase é um limite impensado.

Achei essa frase do Bob, muito instigante, estimulante, como todo solteiro deve ser.
"A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada."
(Bob Marley)

sexta-feira, agosto 14

Ponto e vírgula nos separam

O ponto e vírgula é uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto, esse ponto final, pior que isso é uma história sem fim, autores que abandonam obras. Inacabadas, jogadas pelos cantos, deixam vestígios de sentimentos…dúvidas, indecisões e uma solidão camuflada, daquelas que se sente mesmo acompanhada.
A coisa toda era mais ou menos assim:
Nua, sem armadura
Olhos sem brilho, garganta sem nó
Língua que fala, que cala, que lambe
…só por um instante, não estava mais só…
Ele disse:
Era um e não estava só
Eram dois que faziam nós
A nudez que a armadura revela
Permanece enlouquecida diante da língua
A míngua
Querendo sede e água
Querendo brasa e calma
Querendo provar a si mesma
Como quem estremece pensando em sentir
A entrega plena e sutil
Violenta e viril
Que ali acontecia
Permanecia
Entristecia
Na embriaguês do sono
Ela disse
Vamos brincar
Vem vamos brincar
Vou mandar
Mandou
Brincou
A noite passa
O tempo agora dorme
Na esperança de acordar
Se o tempo dorme
O que acontece com ela?
Como ficam seus desejos?
Seus medos?
Seus olhos?
Seus sonhos?
Seu colo?
Ponto e vírgula nos separam;
Ninguém prometeu nada, não há culpa nas projeções, só estão vazias, sozinhas…como têm que ser.
Autoria: H.Cortezolli e A. Brito

quarta-feira, agosto 12

Domínio da oratória e seus encantos

k121Incrível como os argumentos explanados de forma segura podem convencer o indivíduo, acredito que as palavras nem sempre transmitam “verdades”, tanto quanto a forma como são ditas.

Talvez hoje a democracia (se é que existe) tenha perdido os seu charme, porém, é preciso estar seguro em defender ou acusar.

Acompanhei minha primeira plenária, não sou partidária, tão pouco tenho interesses políticos, somente os de cidadã mesmo, contudo esperava mais.

Frase do dia: Proferida pelo advogado: Dr. Horácio Maurien Ferreira de Magalhães: "...se não fossem as promessas políticas, o que seria da democracia?"

Não sei o resultado, mas imagino...

Sem mais delongas.

O lugar e a oportunidade

Hoje conversando com uns amigos que visitaram meu blog, depois de muito infernizá-los, me perguntaram o porquê de postar conteúdo que não é daqui (de Macapá, eles se referiam aos concursos e oportunidades de mostrar seus trabalhos de vídeos, como o da CNN e o “5” minutos)…Respondi, que é só enviar, baixamos tanta coisa da internet, e pouco contribuímos para abastecê-la, eis uma baita oportunidade de inverter o processo, ou pelo menos mostrar o que se pode fazer, com poucos recursos e muita criatividade.

kao93

terça-feira, agosto 11

Resultado do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN 2009

Amanhã, 12 de agosto às 12:30, será realizada com transmissão ao vivo pela internet a cerimônia de encerramento e anúncio da matéria vencedora que será veiculada na CNN International e cujo(a) autor(a) viajará para Atlanta, EUA para conhecer os estúdios da CNN.

Concurso Universitário de Jornalismo CNN deste ano é relacionado à tecnologia. É só acessar o blog e conferir o vencedor.

Conheça os três finalistas:

Eliane Cristina Couto da Nóbrega
Construindo sonhos!
Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Marcos César de Oliveira Pinheiro
Revolução no Processo de Juta e Malva
Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Renan de Carvalho Gouvea
Alunos encontram desaparecidos na internet
Unaerp

segunda-feira, agosto 10

XIII Festival Nacional 5 Minutos


Mais uma oportunidade para as áreas de comunicação, cinema, audiovisual e games.
Um evento promovido anualmente pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Inscrições abertas de 17 de julho a 31 de agosto.

Agora é só deixar a criatividade vir à toda e produzir.

domingo, agosto 9

1º Colóquio Amapaense de Fotografia


"Aconteceu" ontem na sala Charles Chaplin no SESC Araxá, o 1º Colóquio Amapaense de Fotografia uma iniciativa que levou alguns amantes de arte, design, publicidade e jornalismo à uma atmosfera quase "boreau", um mergulho apaixonante a origem da fotografia...



Poucos momentos onde é possível perceber a comunicação nua, os presentes despiram-se do falso intelecto habitual e contido em salas de aulas, abarrotadas de mentes alienadas e deram espaço a argumentos bem fundamentados oriundos dos quatro cantos da sala escura.


Não falei, apenas absorvi o que pude.

Assim como as necessidades infinitamente humanas, desejo mais.